Projeto Café Filosófico recebe a filósofa Jeanne Marie Gagnebin de Bons.

café filosofico_CAPAA filósofa, professora e pesquisadora da PUC-SP Jeanne Marie é a convidada da terceira edição do Café Filosófico 2015.  Promovido pelo Instituto Ciência e Fé e em parceria com o Curso de Graduação e Programa de Pós-graduação em Filosofia, o evento acontece no dia 08 de outubro, às 19h30 no FTD Educação Digital Arena (Câmpus PUCPR). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.pucpr.br/cienciaefe.

Neste ano, o Café Filosófico aborda o tema “As Políticas do Perdão”. O que significa perdoar? Quais são os limites jurídicos, religiosos ou filosóficos do perdão? É possível perdoar o “imperdoável”? Buscando responder a esses e a outros questionamentos, o convidado debate as perspectivas, os impactos e os dilemas éticos e históricos que cercam este tema tão urgente para a atualidade.

Jeanne Marie éprofessora titular de filosofia na PUC-SP e livre-docente de Teoria Literária na Unicamp. Trabalha sobre Escola de Frankfurt, em particular W. Benjamin e sobre questões teóricas da história e da memória (Paul Ricoeur). Últimas publicações: Lembrar. Esquecer. Escrever (2006) e Limiar, aura e rememoração. Ensaios sobre W. Benjamin, 2014, ambos pela Editora 34, São Paulo.