Lumen FM incentiva o manifesto “Brasil, Nação Leitora”.

leitura-manifesto_CAPAOs presidentes das principais entidades que se preocupam com a leitura no Brasil se juntaram para redigir um documento para ser entregue ao Governo Federal. O manifesto “Brasil, Nação Leitora” discute a política pública de inclusão da literatura e defende a manutenção das compras de livros para as escolas.

A Lumen FM, que há mais de 3 anos incentiva a leitura em Curitiba por meio da campanha Se Liga no Livro, além de apoiar essa iniciativa, também convida você a participar dessa manifestação assinando a petição online.

O documento reforça a ideia de que a formação de leitores, assim como do acervo das bibliotecas escolares com livros de literatura, devem ser prioridades nas ações do Governo Federal.

As entidades que se reuniram nesse manifesto reclamam da não liberação de verbas para viabilizar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), responsável pela compra de livros de literatura pelo Governo Federal para as escolas públicas de todo o país, e também o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). “Tal veto causou não apenas um alarmante prejuízo tangível a toda a cadeia produtiva de livros no Brasil, como um inestimável dano à educação de milhões de crianças e jovens brasileiros, que deixarão de receber livros de literatura em suas escolas – um grande retrocesso nas conquistas educacionais dos últimos anos e um grave obstáculo na formação do pensamento livre e crítico da nossa população jovem”, diz o documento.

E para ficar por dentro das várias iniciativas que incentivam a leitura que já foram veiculadas na Lumen FM, acompanhe o blog do Se Liga no Livro em lumenfm.com.br